Placa Miorrelaxante

O que é a Placa Miorrelaxante?

É um aparelho, usualmente feito de resina acrílica incolor, que cobre as superfícies dos dentes em um dos arcos dentais, criando um contato preciso, com os dentes do arco dental oposto, mostrando-se efetivo na terapia de relaxamento muscular.

Qual a função da Placa?

O uso da placa se destina a 3 funções principais: proteger os dentes de sofrerem desgaste devido ao bruxismo; promover alívio das articulações têmporo-mandibulares, frente a forças excessivas que se formam durante a parafunção; e promover o relaxamento da musculatura hiper-funcional.

Quais os materiais que podem ser utilizados na  confecção das Placas?

Podem ser confeccionados em acrílico ou silicone. O acrílico é um material rígido e o silicone mais flexível. O mais utilizado é o de acrílico, pois tem uma resistência e precisão para o tratamento.

É necessário fazer ajustes periódicos na Placa?

Sim. O paciente deve retornar para ajustes do seu aparelho para avaliar seu funcionamento em um período que vai variar de acordo com a avaliação do dentista. A placa sofre desgaste com o uso, devendo ser conferida sua eficiência periodicamente.

Como fazer a limpeza das Placas?

A placa deve ser limpa assim que removida da boca. Deve-se utilizar uma escova de dentes macia, água e creme dental. A limpeza é indispensável para evitar a formação de placa e tártaro, e evitar o mau cheiro. Recomenda-se também a imersão do aparelho em solução de 1 copo de água (200 ml) para 1 colher de sopa de água sanitária(lavar bem após esse procedimento), 1 vez por semana, e então prosseguir higienizando-a como de costume.